sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1 mês e 1 semana

Essa última semana percebi uma coisa muito bacana. Aurora já conhece minha voz! Às vezes está chorando e, quando eu entro no quarto e converso com ela, já se acalma! "Oba, vou lanchar!" rs
E, quando ela está um pouco nervosa, deitada no carrinho (coisa rara, porque, quase sempre ela está no colo - e digam o que quiserem, minha filha vai ter todo colo que quiser), eu chego perto e faço um carinho, mesmo sem pegá-la e ela já se acalma. "Oba, mamãe está aqui!"


Ontem fomos às compras! Presente do Nego... =) Eu estava muito precisada. Ele foi com a Aurora no sling e todo mundo ficou olhando, sorrindo, comentando, perguntando e CANTANDO o Arthur! Não eram bem cantadas, mas sabe aquelas mulherzinhas sem noção que exageram? "Aaaaii, que gracinha!" Hã. Ele está proibido de sair com ela sozinho no sling! Ainda bem que ela só vai onde eu vou. Santo mamá.
Pra colaborar com o visual, eu já tinha cortado o cabelo. Eu queria ficar com cara de novinha, mas acabei ganhando mais cara de mãe. Acho que agora não tem mais jeito, né?... rs


As últimas noites foram tranquilas. Quase sempre Aurora mama e volta a dormir. Mas tem mamado praticamente de hora em hora mesmo de noite. Bem, se é pra ela engordar, tudo bem. Na verdade nem sei quanto desse engordar é pela saúde e quanto é pela fofura das dobrinhas...


Temos dado banho sempre no balde agora. Ela se delicia! Nos primeiros dias, aliás, o primeiro dia em casa, tentamos dar no balde e ela morreu de chorar. Aí ficamos só na banheira, apesar de ela ficar meio agitada. No balde ela relaxa mais e, se for uma menina miudinha, vai dar pra dar o banho lá por uns bons 6 meses. Aí depois a gente volta pra banheirinha. Hoje fiz um vídeo dela no balde. Um dia eu coloco no youtube... rs


As unhas dela crescem muito rápido. Tenho que cortar tipo de 4 em 4 dias, senão ela fica arranhando a gente e depois fica tudo sujo. E, falando em sujeira, várias vezes quando a gente vai trocar a fralda dela, ela faz xixi e cocô - que sai em jatos! - bem na hora que estamos limpando! Aí é aquele desastre... Poucas vezes dá pra salvar a roupinha... rs


O umbiguinho dela, que deu um granuloma (vide Google), parece estar ficando normal agora. Teve um dia que ficou bem vermelho e eu até liguei pro Dr. Nicim, mas no dia seguinte já parecia melhor, então não levei no consultório. Dia 4 temos consulta e estou curiosa pra saber o peso dela! Ainda bem que não tenho balança em casa, senão ia querer pesar todo dia, ou até depois de cada mamada!


Estou adorando lamber minha cria. Tem horas que me dá vontade de literalmente dar umas lambidas nela, de tão gostosa que é! Quase sempre me sinto exausta e, quando dá, cochilar de tarde é uma maravilha. Mas vale demais tomar só um banho de manhã, comer quando dá, passar o dia quase todo em pé, sacudindo neném, botando roupa pra lavar, pra secar, passando, tirando poeira, cuidando, trocando, dando banho... É um ritmo puxado, mas eu não posso desejar menos que todo cuidado do mundo pro meu bebê.






ps.: fizemos "festinha" de aniversário de 1 mês pra ela. Foi uma boa desculpa pra comer um bolo de chocolate feito pela mãe prendada. =)

A dor e a delícia de ser mãe

Passei por maus bocados até começar a entender meu bebê. Eu não sabia que ela podia ter tanta fome e acabei, confesso, fazendo a pobrezinha chorar horrores me implorando por comida e eu jurando que era outro incômodo. O conceito da livre demanda ainda não tinha ficado muito assimilado, porque eu achei que a frequencia das mamadas não podia ser tanta assim, então acabei impondo um intervalo de mais ou menos 2 horas e, se ela chorasse antes disso, eu achava que era manha.
Tive momentos em que senti raiva da Aurora e, logo depois, pedia mil perdões pra ela. Eu meio que compreendo - não justifico, mas compreendo - essas mães que tacam os bebês nas paredes. Pensa numa mulher desiquilibrada, com hormônios todos jorrando, sem um companheiro ou alguém que ajude a cuidar do bebê, e tendo que dar conta de um berreiro sem fim. O carinho vai acabando, a paciência vai acabando, a noção também... Ainda bem que eu tinha o Nego, a minha mãe e não tive depressão pós-parto. Aurora chorou demais! De incômodos generalizados, de fome e de cólica, que começou com uns 15 dias. Ela teve MUITA cólica por uma semana. Dava dó de como ela se agitava e chorava. Um pranto enorme, que me fazia imaginar que ela estava sentindo a maior dor da vida dela. Me imaginei voltando a sentir, todas as noites, as contrações do parto. E aí me comovi muito pelo meu bebê. Já nem me irritava por ter que ficar algumas horas da noite embalando, massageando e pedindo a Deus que aliviasse a dor dela. Só passou quando começamos a usar um medicamento homeopático - santo remédio! - prescrito pelo Dr. Nicim.
Em alguns momentos chorei bastante. Achei que minha filha não gostava de mim. Isso porque tinha vezes que eu não conseguia acalmá-la e, era só passar pro colo do Arthur que ela calava.
Aí, com muita paciência, fui experimentando outras coisas, outros jeitos de segurá-la, outras formas de embalar... E, assim, fui descobrindo o que a tranquilizava. Hoje posso dizer que somos ótimas amigas! rs Ficar dançando com ela pela sala e depois perceber que ela está dormindo é super gratificante.
Acho que não tive  medo em momento nenhum em relação aos cuidados com ela. Banho, fralda (de pano! yes, está funcionando!), cortar unhas, estou tirando de letra! Arthur também e como ele me ajuda!!! É um super companheiro e pai.
Outra companhia bem bacana é a da chupeta... rs Eu achei que jamais ia sucumbir à tentação da chupeta, mas, como ouvi de algumas pessoas bem bacanas, a gente não pode ficar se cobrando tanto. As palavras do nosso pediatra foram: "Se der e tirar na hora certa, não tem problema." O fato é que a chupeta funciona. Acalma. Acalma todo mundo.
Ao final do primeiro mês, Aurora já passa mais tempo acordada e eu tento deixar as tarefas da casa nesses momentos, pra poder curtir os olhinhos e movimentos dela. E pra que ela me veja e sinta meu amor.
Nunca ouvi ninguém dizer isso, mas não me importo em ser a primeira: acho que não não amei minha filha assim que ela nasceu. Ela só dormia e dava trabalho. Mas, aos poucos e, em muito pouco tempo, descobri um sentimento inexplicável. Um misto de amor adolescente, que faz suspirar, com uma saudade o tempo todo, com um medo de perder, com um "eu não sei parar de te olhar". Todas as músicas são pra ela, através de composições simples e delicadas e através de paródias. Ela já tem tantos apelidos carinhosos, já ganhou tantos beijinhos. É mesmo um romance, como o início de um namoro, onde tudo é belo e faz suspirar. Só que eu sei que esse sentimento não vai mudar nem com muitos anos. Até porque, até hoje, eu sou o bebê da minha mãe. E Aurora é meu bebê! Agora eu entendo esse universo lindo que é ser mãe. E só que é mãe pode sentir isso tudo que eu falei...



O corpo pós-parto

Meus peitos não cabem em quase blusa nenhuma. Minha barriga ainda está com 4 meses de gravidez. Mas já recuperei parte do tônus - tradução: consigo me levantar sozinha, sem ter que escorar com as mãos.
Levei alguns pontinhos que, louvado seja Deus, não inflamaram e nem incomodaram, por serem internos. Durante alguns dias fiquei com a sensibilidade um pouco alterada, mas já voltei ao normal.
Parece que meu cabelo anda caindo, mas eu acho que é porque quase não tenho tempo pra pentear ou prender, aí fica aquele ninho de mafagarfo que, quando passo a mão, solta fios pela casa e pela Aurora - minha mãe achou um cabelo meu na boca dela um dia desses... Tadinha.
Teve um dia que o Arthur falou pra eu fazer a sobrancelha. Se até ele, que não costuma reparar, ou comentar, nesse tipo de coisa, estava falando isso, é porque estava mesmo horrível. Na verdade eu só estava tendo tempo pra cortar as unhas, mas é porque eu preciso delas diretamente pra cuidar da Aurora - a cada mamada preciso enfiar o dedo mindinho na boca dela, pra ela soltar o peito e não dormir me chupetando.
Minha cara sempre estava cansada e meu humor, delicado. Chorona, brigona, bipolar...
O visual ficou o pior possível: sem roupas, de peito de fora, descabelada... Puxa vida! Só me arrumava, mais ou menos, pra receber visitas.
Ah, e durante os primeiros dias eu ainda ficava passando a mão na barriga e quando o útero contraía (coisa normal que acontece - é o útero voltando ao tamanho normal dele) achando que era o bebê mexendo. rs
Graças a Deus já ao final do primeiro mês e com a melhora dos mamilos eu consegui começar a usar roupas. Mas até prefiro não usá-las pra aumentar o contato com a Aurora. Acabo ficando só de calcinha e sutiã pela casa. Uso uma camisola de vez em quando, pra variar.
Resumindo: ligue antes de fazer uma visita! ;)

Amamentar não é fácil!

A chegada da maternidade foi maravilhosa. Eu não aguentava mais aquele hotel e aquelas enfermeiras prestativas demais entrando no meu quarto o dia todo. Mas eu me senti super insegura de estar fora de um hospital. Achava que a qualquer momento a Aurora poderia engasgar, sufocar, morrer de fome, sei lá. Ela dormia MUITO e acordava poucas vezes pra mamar. Mas, quando acordava, ficava pendurada por mais de uma hora.
E aí, não lembro como, o mundo começou a desabar.
Meus mamilos estavam sendo comidos por aquele serzinho banguelo! A pele soltava, ardia e eu até chorava. Pra piorar a situação, quando o leite veio, meus dois seios engurgitaram - palavra bonita pra dizer o que no popular faz muito mais sentido: empedraram! Viraram dois melões super duros e pesados!
E todo mundo me dizia que amamentar é maravilhoso... Ninguém me contou que doía!
Eu não sabia o que fazer, era fim de semana, as Amigas do Peito não atendiam o telefone, eu não queria amamentar e ficava torcendo pra Aurora não acordar, pra não pedir. Achei que tinha que fazer alguma coisa e logo, antes que tivesse uma mastite. Daí fui com o Arthur e a Lola, de taxi, pra Maternidade Escola pedir uma orientação. Ah, se eu soubesse o que ia acontecer... Até me explicaram um jeito de ordenhar (agora já soa normal, mas antes, pra mim, só se ordenhava bicho), mas o preço que eu paguei não tá escrito. Minha Vó pediu até pra eu não contar no blog, mas como eu posso omitir algo tão grotesco? Eu peguei sarna!!!! Sacanagem, né? Em casa com bebê de uma semana e com sarna!!! A dermatologista me passou uma pasta d'água nojenta porque não sabia se eu podia tomar o comprimido. Aí o pediatra falou que não tinha problema e tudo se resolveu. Ufa!
A ordenha que me ensinaram a fazer por lá doía MUITO. Minha mãe teve que fazer pra mim. Até dava uma aliviada, mas logo enchia de novo e endurecia... Mesmo com compressas frequentes de água fria - FRIA e não quente, viu?? Quente faz produzir mais leite! - não estava adiantando. Aurora continuava mamando, mas eu sentia muita dor.
Graças a Deus eu tinha anotado o telefone da Dona Vastenir, que conhecemos no encontro das Amigas do Peito. Ela trabalhou muitos anos como enfermeira justamente auxiliando mães com a amamentação. Daí fui na casa dela, depois ela veio aqui e me salvou! Aprendi a massagear os mamilos o suficiente pra deixá-los macios, pra Aurora conseguir pegar. O problema da fome estava solucionado.
A dor só passou com a cicatrização dos mamilos - o remédio? Muito ar puro! E aí eu ganhei uma casa toda respingada de leite por andar de peito pra fora. Pra sair de casa, só com as conchinhas que o Nego saiu pra comprar pra mim, que não amassam os mamilos, mas causam um transtorno danado pra dar de mamar na rua, já que tenho muito leite e ele enche rapidinho as conchas.
Como o nosso pediatra, querido Dr. Nicim, indicou amamentar a Lola de hora em hora pra ela ganhar peso (com 21 dias ela tinha ganhado 45 gramas do peso que nasceu!!), a coisa do leite se normalizou. Sempre tenho leite, mas os seios não chegam a ficar duros. Os mamilos doíam porque eu achava que a pega estava correta, mas não estava. Dr. Nicim corrigiu e a dor foi passando.


Eu morria de dó de ficar acordando a Lola pra mamar, mas agora ela já se habituou com os horários e ela mesma acorda fazendo func-func. Só de madrugada que isso não é muito legal, mas ela mama rapidinho e volta a dormir. O processo todo demora uns 20 minutos. Isso quando não tem fralda pra trocar, o que pode acabar virando uma novelinha de uma hora...


Aurora está ganhando peso, mas ainda estamos complementando com mamadeirinhas de leite materno, como forma de fazê-la mamar um pouquinho mais antes de cair no sono. Graças a Deus ela continua pegando o peito super bem.



Prefácio

Eu bem que tentei me segurar, mas não consigo não contar tudo, não anotar tudo, pra poder compartilhar tudo e depois me lembrar de tudo!
E assim, cheia de alegria, ansiedade e falta de tempo, começo um novo blog.
Era pra chamar "Há vida após o parto", mas aí ia ficar com cara de auto-ajuda e eu até que dou meus pitacos, mas não sou diplomada pra fazer mais do que isso.
O primeiro mês passou e agora tudo está mais fácil por aqui. Aurora ainda dorme bastante, então acho que vou ter tempo pra sentar e escrever. A ideia é atualizar semanalmente, mas se eu bem me conheço, vou passar por aqui bem mais vezes... rs
E o foco do blog, ao contrário do que a maioria (dos meus milhões de leitores... hehehe) possa imaginar, não é a Aurora, mas sou EU. Porque alguém tem que continuar pensando em mim! rs E não estou fazendo drama, mas nem eu ando pensando em mim... Na gravidez eu era o centro das atenções - na verdade acho que sempre foi a Aurora, mas como ela estava no meu umbigo, meu umbigo era o mundo. Agora, meu pai, que quase nunca me telefonava, liga toda semana. Minha mãe, se pudesse, ligava todo dia. Só pra ter notícias da Aurora. Quem vem visitar nem quer saber como foi meu parto, como eu estou me sentindo, e eu fico doida pra contar! Então pronto, aqui eu vou falar o que eu quiser! E claro, vou falar muito da Aurora, afinal, ela é a razão de tudo que vou contar.
Graças a Deus que eu li o livro "Ser mãe e viva a vida" da Rosana Glat (contei nesse post aqui), senão eu ia achar que tinha alguma coisa errada comigo. Os primeiros dias em casa foram horríveis!!! Eu juro que tive momentos de pensar "Que bosta, e o pior é que  nem tem onde devolver esse neném!"


(Peraí que ela acordou e tá fazendo func-func*)


Ai, ela é muito engraçada... Mama 5 minutos e dorme.
*Func-func é o barulhinho que ela faz quando ela acorda e fica procurando o peito ou quando quer colo. Tipo uma respiração forte e rapidinha.

Vamos, então, a esses momentos tenebrosos, pra depois eu contar como tudo, enfim, ficou lindo e, literalmente, cor-de-rosa.
=)