sábado, 13 de novembro de 2010

A hora tenebrosa

Aurora tem ficado bem inquieta toda noite. Assim que o sol se põe ela começa a ficar diferente, desperta e irritadiça. Só fica no colo e pede mais pra mamar. Nem é fome, é só pra se acalmar. Acaba dormindo e eu a coloco no berço, mas logo ela acorda e quer colo. Mas não é qualquer colo, porque nessa hora ela não fica bem com o Arthur. Comigo ela se acalma... por um tempo. Vai chegando a noite e ela fica mais e mais nervosa, esperneando um pouco. E aí só a paciência do Arthur e as bicicletinhas pra soltar pum. Nem sempre ela solta, mas é com ele que ela finalmente dorme. Depois acorda mais algumas vezes pra mamar e lá pelas 23h finalmente dorme umas três preciosas horas.


Ouvi dizer que tem um teoria oriental que explica essas coisas com base na energia da criança. Que quando chega determinada hora ela está cansada e sente que a mãe está cansada, então tudo vira motivo pra chorar. E também tem aquela coisa de ficar nervosa porque está com sono. Eu sou assim até hoje. rs


O jeito é ter paciência, dar muito amor e colo. Uma hora ela se acalma, pra acordar no outro dia com a carinha mais boa do mundo, irradiando sorrisos!
Não é à toa que o nome dela é Aurora. Acaba o dia, ela fica doida pra recomeçar, trazendo mais sol pra gente.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1 mês e 3 semanas


Sobre minha pitinina:
Graças ao bom Deus ela está dormindo mais de noite. Entre as 23h e as 6h30 ela acorda duas ou três vezes e sempre volta logo a dormir.
No colo ela está aceitando a posição deitada. E dorme mais rápido nela.
Aurora ainda não aprendeu a chupar o dedo, mas tem horas que chupa a mãozinha e faz muito barulho. Eu morro de rir. Faz alguns dias que ela não pega a chupeta de jeito nenhum.
Um dia eu fiz Shantala - massagem oriental para bebês - nela e ela aceitou bem. Até dez xixi em mim! rs Aí no dia seguinte ela não me deixou fazer. E agora eu estou sem saber a melhor hora pra tentar. De manhã é que ela - e eu - fica mais bem-humorada, mas o banho, que deve ser dado em seguida, pra tirar o óleo, estou dando umas 17h, 18h... Se bem que com o calor que tem feito, acho que vai ser até bom dar uns dois banhos.
Nego e eu percebemos que o cabelinho dela anda caindo, mas parece que não está fazendo falta na cabeça. A gente viu pelos fiozinhos soltos no saco de dormir dela. Ai, tomara que ela não fique careca!!!

Sobre mim:
De vez em quando me pego querendo criar um dispositivo pra cuidar de bebês. Algo tipo um robô pra ninar, com braços e que faça o movimento de um lado pro outro, de um lado pro outro. Muitas vezes a Aurora está limpa e alimentada, mas chora se tirar do colo. Muitas vezes eu tenho que fazer outras coisas e simplesmente não dá pra ficar com ela no colo!! O sling ajuda bem, mas algumas tarefas não têm como ser feitas com ela no colo e nem podem ser interrompidas. Essa semana tive que deixá-la chorar um pouquinho pra acabar de refogar meu espinafre. Mas depois dou colo, peito e tudo fica bem. Peito é uma coisa maravilhosa! Mesmo que ela não esteja com fome, se ficar chatinha, é peito! Tadinho do Arthur, gasta bem mais tempo pra acalmá-la, porque só tem o colo.
Falando no peito, agora ele ganhou outro nome: "mamá". E virou propriedade exclusiva da Aurora. Acho que ainda vou demorar um pouco a retomar minha sexualidade e o Arthur, mais uma vez, tem sido o mais paciente. Simplesmente não consigo me sentir atrativa, sensual. Estou sempre descabelada, semi-nua, com uma barriga molengona e raramente escovo os dentes. É triste assumir isso, mas tem sido assim quase todo dia. Quando a gente sai de casa é que eu me produzo. É uma ótima desculpa pra me emperequetar. Não saio sem blush e sem uma roupinha bem bonitinha!


Quase todo dia, quando finda o dia, meus pés estão latejando. Me dou uma massagem com creme e caio na cama, morta. Aí parece que dormi meia hora, Aurora chama. Confiro no relógio e já se passaram umas 3 horas. Puts. Nem sonhar eu sonho de tanto cansaço.
Pra colaborar mais ainda, o Nego arrumou um emprego (graças a Deus!!) e passa bem menos tempo em casa. Aí eu fico tentando me virar pra cuidar da Aurora, das roupinhas dela, de alguma higiene da casa e, agora, de estudar pra concurso - achei dois que estão no papo, então já comecei a dar uma lida nas leis. Quando ele chega em casa, eu me sinto a mais aliviada e despejo a Aurora no colo dele. Mas ele tem essa mania de dormir ultra tarde e, se não tem compromisso no outro dia cedo, dorme até tardão. Aí eu fico com inveja e dou piti. Na minha cabeça é mais ou menos assim: se eu passo o dia todo praticamente em pé, fazendo um monte de coisas e sem tempo pra lazer nenhum, ele também não pode tirar um tempo livre e ficar vendo tv até de madrugada e depois sacrificar uma manhã inteira dormindo é tempo demais que ele deveria estar me ajudando! E por aí vai e o discurso dura horas e várias lágrimas.
No fundo eu preciso é de uma empregada.
Essa semana veio a Cida, faxineira que me indicaram, e eu me senti tão leve por ver minha casa limpa e cheirosa sem ter me cansado! Tem certas coisas que eu faço questão de fazer, tipo cuidar das roupinhas da Lola e passar nossas roupas, mas todo o resto eu queria muito poder delegar a outra pessoa pelo menos até a Aurora conseguir se entreter sozinha. (Quando é que ela vai chegar na fase da Disney?? Estou ansiosa!)


Eu tinha falado em pintar as unhas e até agora não consegui. Mas arrumei tempo pra fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate ma-ra-vi-lho-so!
E, pensando bem, todo dia eu enfio o mindinho na boca da Aurora mais de dez vezes (pra soltar o peito da boca dela, quando ela começa a chupetar), então acho melhor evitar o risco de fazê-la engolir esmalte. Nossa, falando em dedos e afins, hoje eu arranquei um bifão (proporcionamente ao tamanho do dedo) dela!! Ela estava dormindo e eu fui cortar as unhinhas dela, mas no dedão, não sei bem como, apertei com vontade na pele... Ai, tadinha... Ela gritou, gritou, aí eu dei o mamá e ela dormiu. Mas até sangrou!! Pecado... =/


É muito engraçado como eu ando me esforçando pra ganhar um sorriso dela. Faço gracinha, careta (nem sei se ela já vê as coisas nitidamente, mas vale a pena tentar), cosquinha, mordo o pé, faço vozes, aproximo a cara e afasto, mando beijo, enfim, me viro do avesso. Quando ela ri é uma recompensa enorme! E agora ela às vezes até faz barulho quando ri!!!
Dentro de mim tem uma vontade enorme de saber que ela me ama. Quando ela faz func-func de noite pra mamar e pára quando eu me aproximo do berço, nossa, é tão bom!! Ela me conhece! E aí eu sinto essa coisa que é mais forte do que quando a gente se apaixona e fica doida pra ele gostar da gente também. Acho que não vou me aguentar o dia que ela disser "Te amo, mamãe!".