sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Amamentar não é fácil!

A chegada da maternidade foi maravilhosa. Eu não aguentava mais aquele hotel e aquelas enfermeiras prestativas demais entrando no meu quarto o dia todo. Mas eu me senti super insegura de estar fora de um hospital. Achava que a qualquer momento a Aurora poderia engasgar, sufocar, morrer de fome, sei lá. Ela dormia MUITO e acordava poucas vezes pra mamar. Mas, quando acordava, ficava pendurada por mais de uma hora.
E aí, não lembro como, o mundo começou a desabar.
Meus mamilos estavam sendo comidos por aquele serzinho banguelo! A pele soltava, ardia e eu até chorava. Pra piorar a situação, quando o leite veio, meus dois seios engurgitaram - palavra bonita pra dizer o que no popular faz muito mais sentido: empedraram! Viraram dois melões super duros e pesados!
E todo mundo me dizia que amamentar é maravilhoso... Ninguém me contou que doía!
Eu não sabia o que fazer, era fim de semana, as Amigas do Peito não atendiam o telefone, eu não queria amamentar e ficava torcendo pra Aurora não acordar, pra não pedir. Achei que tinha que fazer alguma coisa e logo, antes que tivesse uma mastite. Daí fui com o Arthur e a Lola, de taxi, pra Maternidade Escola pedir uma orientação. Ah, se eu soubesse o que ia acontecer... Até me explicaram um jeito de ordenhar (agora já soa normal, mas antes, pra mim, só se ordenhava bicho), mas o preço que eu paguei não tá escrito. Minha Vó pediu até pra eu não contar no blog, mas como eu posso omitir algo tão grotesco? Eu peguei sarna!!!! Sacanagem, né? Em casa com bebê de uma semana e com sarna!!! A dermatologista me passou uma pasta d'água nojenta porque não sabia se eu podia tomar o comprimido. Aí o pediatra falou que não tinha problema e tudo se resolveu. Ufa!
A ordenha que me ensinaram a fazer por lá doía MUITO. Minha mãe teve que fazer pra mim. Até dava uma aliviada, mas logo enchia de novo e endurecia... Mesmo com compressas frequentes de água fria - FRIA e não quente, viu?? Quente faz produzir mais leite! - não estava adiantando. Aurora continuava mamando, mas eu sentia muita dor.
Graças a Deus eu tinha anotado o telefone da Dona Vastenir, que conhecemos no encontro das Amigas do Peito. Ela trabalhou muitos anos como enfermeira justamente auxiliando mães com a amamentação. Daí fui na casa dela, depois ela veio aqui e me salvou! Aprendi a massagear os mamilos o suficiente pra deixá-los macios, pra Aurora conseguir pegar. O problema da fome estava solucionado.
A dor só passou com a cicatrização dos mamilos - o remédio? Muito ar puro! E aí eu ganhei uma casa toda respingada de leite por andar de peito pra fora. Pra sair de casa, só com as conchinhas que o Nego saiu pra comprar pra mim, que não amassam os mamilos, mas causam um transtorno danado pra dar de mamar na rua, já que tenho muito leite e ele enche rapidinho as conchas.
Como o nosso pediatra, querido Dr. Nicim, indicou amamentar a Lola de hora em hora pra ela ganhar peso (com 21 dias ela tinha ganhado 45 gramas do peso que nasceu!!), a coisa do leite se normalizou. Sempre tenho leite, mas os seios não chegam a ficar duros. Os mamilos doíam porque eu achava que a pega estava correta, mas não estava. Dr. Nicim corrigiu e a dor foi passando.


Eu morria de dó de ficar acordando a Lola pra mamar, mas agora ela já se habituou com os horários e ela mesma acorda fazendo func-func. Só de madrugada que isso não é muito legal, mas ela mama rapidinho e volta a dormir. O processo todo demora uns 20 minutos. Isso quando não tem fralda pra trocar, o que pode acabar virando uma novelinha de uma hora...


Aurora está ganhando peso, mas ainda estamos complementando com mamadeirinhas de leite materno, como forma de fazê-la mamar um pouquinho mais antes de cair no sono. Graças a Deus ela continua pegando o peito super bem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário